Espaço Aberto Notícias 

Ouça: Teutônia alerta sobre prazo para pais vacinarem filhos menores de 5 anos

Na manhã desta sexta-feira (23/10), no Espaço Aberto, conversamos com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Teutônia, Sirlene König, e com a enfermeira Denise Cristina Haas, que falam sobre a campanha de vacinação contra a poliomielite no município de Teutônia. De acordo com a coordenadora, o Dia D ocorreu no último sábado e a cobertura até o dia de ontem está em 65%. A vacina contra a poliomelite é de prevenção contra a paralisia infantil. A campanha de vacinação se estende até o fim deste mês e Sirlene destaca que Teutônia está longe do esperado, que é 95%. Ela ressalta a importância dos pais levarem seus filhos até os postos de saúde para que atualizem a vacinação, que é de suma importância.
Sirlene também coloca que a Vigilância Epidemiológica se mobilizou, confeccionando bilhetes para que estes fossem entregues junto com o material nas escolas, além do envio de mensagens via WhatsApp para a Secretaria de Educação, repassadas às escolas, além das divulgações na imprensa.
A enfermeira Denise também fala sobre a mobilização dos pais, famílias e a importância desta vacinação. A campanha é nacional e são duas campanhas conjuntas. A poliomielite é a vacinação através das gotinhas, para as crianças a partir de 01 ano de idade até as crianças com 5 anos incompletos. Outra parte da campanha, conforme a enfermeira, é a multivacinação, uma atualização da situação vacinal, sendo também de muita importância e esta envolve as crianças e jovens até 15 anos. Neste momento também são entregues os comprovantes de vacina exigidos pelas escolas por ocasião da matrícula.
Manter a vacinação em dia é uma obrigação dos pais e um direito das crianças de receberem essa vacina. Caso a criança não compareça para a vacinação, é feita uma revisão nos cartões espelhos, que têm uma segunda via em cada Unidade Básica de Saúde, sendo notificada como uma negligência por parte dos pais, ficando armazenada no Ministério da Saúde. Sirlene esclarece que antes de se fazer a notificação é entrado em contato e são feitas diversas tentativas com os pais, para que atualizem essa vacinação.
Ao longo de sua fala, Denise passa informações aos pais que ainda precisam realizar a vacinação dos seus filhos, como os locais e os horários de atendimento. Acompanhe na entrevista.

Créditos da foto: Arquivo

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados